sábado, 28 de maio de 2011

Temporada de Casamentos - Urucum Casamentos.

Março e Maio tivemos mais uma temporada de casamentos no Urucum, foram seis casamentos que movimentaram a agenda e proporcionaram momentos de amor, amizade, magia e beleza.

O casamento é um momento único para noivos e familiares, e a elaboração e execução de um projeto de festa de casamento é muito gratificante para os profissionais envolvidos.
Hoje vou falar sobre um momento especial dentro da festa de casamento...
A ordem de entrada no cerimonial de casamento
No descrição abaixo, segue-se a linha mais ortodoxa de cerimonial.... no entanto percebe-se que cada vez mais noivos (ainda mais aqueles que procuram casar aqui na praia) procuram quebrar protocolos e regras mais clássicas.

Padrinhos
Os primeiros a entrar durante o cortejo de entrada são os casais de padrinhos. Primeiro entram um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva, em seguida o outro casal de padrinhos do noivo e depois outro casal de padrinhos da noiva, e assim successivamente até todos os casais de padrinhos entrarem. Entre cada casal de padrinhos, a sugestão é manter uma distância de 1/4 do caminho total a ser percorrido até o altar. Os casais de padrinhos entram de braços dadps com a mulher à esquerda do homem.

Mãe da noiva e pai do noivo
Após a entrada do último casal de padrinhos, espera-se o corredor ficar livre e então entram a mãe da noiva de braços dados com o pai do noivo. A mãe da noiva também fica à esquerda do pai do noivo.

Noivo e sua mãe
Entram então o noivo de braços dados com a sua mãe, de novo, com sua mãe do lado esquerdo. Convém também esperar para que o corredor fique livre antes de entrar com sua mãe.

Damas e Pajens
As daminhas e pajens podem entrar antes da noiva ou juntos com ela à sua frente. Muitos preferem que as daminhas e pajens entrem antes ao som de uma música mais suave ao invés de entrarem à frente da noiva ao som da marcha nupcial.

Noiva e seu pai
Por fim, após a entrada de padrinhos, noivos e seus pais, damas e pajens, as portas da igreja se fecham e ao serem abertas novamente, entram a noiva de braços dados com seu pai. Alguns dizem que a noiva deve ser a única a entrar ao lado direito de seu acompanhante, nesse caso, seu pai. Outros dizem que a noiva deve entrar ao lado esquerdo. Qualquer um dos lados é perfeitamente aceito hoje em dia.

Recepção
Ao chegar os noivos vão fazer uma sessão de fotos juntamente com os pais, padrinhos, damas e pajens. evitando assim que estejam mal compostas para as fotos, se deixarem para mais tarde.

Na entrada do salão
Entrada especial somente para os noivos. Normalmente a música escolhida pelos noivos deve ser uma recordação de seu tempo de namoro, como também pode ser um presente da noiva ao noivo ou um tema especial que ela tenha escolhido como forma de lembrança à ele.

Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos que é a mesma mesa dos seus pais. Os noivos posicionam-se atrás do bolo, onde irão cortá-lo, abrindo assim a festa. Nessa hora, brindam agradecendo e compartilhando com todos este casamento. Inicia-se então a recepção.

A Valsa
Primeiro os noivos dançam a sozinhos(a primeira valsa), depois com os pais, depois pais e padrinhos(a segunda valsa). A noiva dança primeiro com seu esposo. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo.

Justificativa:

1º- A noiva não dança com seu pai primeiro, porque ele já não é mais responsável por ela, pois entregou este cuidados ao noivo no altar, diante de todos e com a benção de Deus. A valsa é um ritual no qual os donos da festa convidam a todos para iniciar o baile, logo, deve ser entre os noivos a primeira valsa pois eles são os donos da festa. Analisemos que como já houve o casamento civil e também o religioso, quem passa a ser a figura masculina responsável da noiva é o noivo.

2º- Os noivos convidam ( através dos músicos ) os pais, como forma hierárquica de agradecimento à benção desta união, que comemoram com o baile.

3º - Na mesma valsa dos pais, à partir da metade da música, os noivos convidam ( através dos músicos ) os padrinhos, como forma de agradecimento, pois eles serviram como testemunha desta união.

Sempre o convite para a valsa aos pais e padrinhos deve ser feito pelo músico no microfone: Ex:

... e agora os noivos convidam os pais para a valsa...

... e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa...

ao encerrar esta valsa

... e agora os noivos convidam a todos para a valsa ...

Cumprimentos
Depois da valsa os noivos iniciam os cumprimentos.
Lembrancinhas
As lembranças devem ficar em uma mesa decorada e especial na saída, juntamente com a mesa de café, como também pode ser distribuído pelo serviço de cerimonial, juntamente com o bolo. Há quem deixe as lembranças na mesa, juntamente com os pratos, individualmente.

o pai deve entrar com a noiva sempre. nos casos em que o pai já tenha falecido ou que a noiva não o considere, ela poderá entrar com o irmão mais velho ou uma pessoa muito importante para ela e para que fique ao lado de sua mãe no altar.

mesmo que a noiva queira entrar sozinha na igreja é preciso que alguém faça companhia a sua mãe no altar.

a entrada, começando pelo noivo e os padrinhos, que podem entrar pela sacristia ou pela frente da igreja em forma de cortejo. em primeiro lugar vem o noivo com a mãe, em segundo vem a mãe da noiva com o pai do noivo, em terceiro, o casal do lado do noivo, em quarto o casal do lado da noiva e assim por diante, conforme a quantidade de padrinhos.

no cortejo, os cavalheiros devem estar ao lado direito. depois, temos a entrada das damas e dos pajens, se houverem.

o pai da noiva deve estar sempre do lado esquerdo da noiva e o noivo ao lado direito, que será o mesmo lado de seus padrinhos. quando a noiva terminar o cortejo e chegar próxima ao altar, o noivo comprimenta o pai com um apertar de mãos e beija a noiva no rosto. em caso de ela usar véu no rosto, o noivo precisa colocar o véu para trás e só depois beijá-la.

Posição da noiva e noivo

A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre
os anglo-saxões. O noivo temendo um ataque dos dragões e outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada.

Aliança
A consulta astrológica evita augoros e é prática comum no Hinduismo e no Budismo, ajudando na definição da melhor data e local para o casamento. Em algumas
sociedades o medo dos espíritos hostis leva os noivos ao disfarce ou mesmo mandar substitutos à cerimônia. Na Etiópia, é costume armar uma guarda para proteger os noivos dos demônios durante a cerimônia.

No próximo  blog vamos ver um pouco do casamento do dia 19 de março de 2011.... A maior lua cheia em 20 anos.....até breve....